Você cuida corretamente do seu jaleco?

O Jaleco é uma peça que faz parte da rotina de trabalho dos profissionais de saúde, eles são utilizados para a proteção dos profissionais e também dos pacientes que atendemos,  mas você cuida corretamente do seu jaleco?

Conteúdo:

Como surgiu o Jaleco?

 

Existem indícios que indicam que o uso do jaleco para os profissionais da saúde tenha surgido no final da Era medieval, começando na Europa, como forma de proteger médicos da peste bubônica que assolava o continente na época e deixou várias vítimas. O jaleco que conhecemos eram bem diferente dos usados naquela época.

Você sabia que os jalecos não eram em clores claras? Inclusive, a ‘sujeira’ do jaleco era um sinal de que o médico era muito competente e possuía uma vasta experiência.  Ou seja, quanto mais sujo o jaleco fosse, mais respeitado era o médico. O uniforme completo ainda incluía outros itens, como uma máscara com um longo bico – para evitar quer a infecção atingisse as vias respiratórias e se espalhasse pelo corpo, um chapéu e um par de luvas bem grossas conforme na foto.

A influência de Semmelweis

Semmelweis (1818 -1865) foi um médico húngaro bastante reconhecido e um grande protagonista na obrigatoriedade do uso de jaleco. Realizou diversos estudos no tratamento de mulheres que apresentavam febre puerperal e observou com isso que muitas mulheres morriam em partos que não apresentavam complicações.

Com isso ele percebeu que haviam mulheres que apresentavam complicações em ambiente hospitalar, o que não acontecia quando o parto era realizado em casa pelas parteiras. Chegou a fazer indagações em suas anotações sobre possíveis teorias para a causa da epidemia da febre puerperal.  Sendo a mais importante delas:

Dezembro de 1846. Por que é que tantas mulheres morrem com esta febre, depois de partos sem quaisquer problemas? Durante séculos, a ciência disse-nos que se trata de uma epidemia invisível que mata as mães. As causas podem ser a alteração do ar, alguma influência extraterrestre, ou algum movimento da própria Terra, como um tremor de terra. 

Semmelweis participou de um procedimento ao qual seu amigo foi submetido que pouo tempo depois veio a falecer de intensa febre, e ele percebeu que utilizou o mesmo bisturi que dissecava cadáveres, passou a acreditar então que a doença poderia ser transmitida pelo contato.

Com isso, acabou propondo que entre um e outro procedimento médico fosse realizado a lavagem das mãos. Essa medida tomada reduziu o número de mortes. Esse seu ato posteriormente, levou à sua expulsão do hospital e da cidade de Viena e logo depois a sua internação em um hospital psiquiátrico.

Quando o jaleco passou a ser obrigatório?

Foi só a partir do século XIX que foi constatado que a má higienização dentro dos hospitais, inclusive a limpeza do jaleco, fazia total diferença na vida dos pacientes, sendo um meio de transmissão de novas doenças e diversas complicações. Foi então que o jaleco passou a ser higienizado com maior frequência, foi nessa época também que passou a ser da cor branca e de uso obrigatório dentro das clínicas e hospitais.

Ele é um EPI ou não?

De acordo com a NR6, é a norma que mais contém informações a respeito de Equipamentos de Proteção Individual, e nela não existe nada que considere o jaleco como EPI. Na lista de EPI onde se trata de proteção do tronco, não apresenta uma especificação sobre profissionais de saúde e chama atenção apenas para “vestimentas de segurança que ofereçam proteção ao tronco”.

Embora não haja uma especificação, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), na Norma Regulamentadora 6 (NR 6), da Portaria nº 3.214, considera-se Equipamento de Proteção Individual – EPI, como todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho. Desse modo, podemos concluir que quaisquer roupas que sejam destinadas à proteção, incluindo jalecos ou privativos,  devem ser utilizados pela equipe de saúde a fim de não comprometer a integridade física do trabalhador.

Recomendações gerais para confecção:

  • Devem ser confeccionados em materiais que sejam compatíveis com os agentes de risco;
  • Devem possuir mangas longas, que cubram toda a superfície do braço do colaborador;
  • O dorso deve também ser coberto pelo jaleco;
  • E deve ter comprimento acima do joelho.

Uma grande fonte de microrganismos:

Alguns estudos realizados no Brasil apontaram que os jalecos são potenciais reservatórios para  a transmissão de microrganismos envolvidos nas infecções.

Um estudo da Pontifícia Universidade católica (PUC-SP) apontou que 95,8% dos jalecos analisados, continham bactérias presentes e a mais encontrada foi Staphilococcus aureus. 

Em outra pesquisa realizada pelo Instituto de Microbiologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) demonstrou que algumas bactérias se mantém até dois meses no jaleco e pelo menos 90% delas resistem no tecido por 12 horas.

Como higienizar corretamente o jaleco?

  • Você deve lavá-lo diariamente, pois somente assim estaríamos nos protegendo contra as bactérias;
  • Utilizar hipoclorito de sódio 1% e água à temperatura ambiente. Nunca misturar hipoclorito com água fervendo. Caso haja coloração utilize apenas água fervendo;
  • Deixar de molho no hipoclorito de 30 minutos a 60 minutos (processo chamado de umectação);
  • Seguir com a lavagem normal, separado de outras roupas para evitar contágios.
  • Deixar secar bem ao sol;
  • Passá-lo com temperatura condizente com o tipo de tecido e logo após guardá-lo em saco plastico;
  • Não deverá ser utilizado se não estiver completamente seco!

Dica: quanto mais tempo ficar em contato com o hipoclorito, mais rápido as fibras do tecido se estragarão, ficando amareladas. Para que não ocorra isso, devem ser utilizadas 1 parte de hipoclorito 1% para cada 6 partes de água.

Outro produto utilizado e indicado quando se tem jaleco de cor é o Percarbonato de sódio ou perborato. Para esses casos, deixá-lo de molho em água fervente ou morna por 30 minutos com o produto e depois promover a lavagem normal, separada das demais roupas.

Como devo armazenar até o uso?

O jaleco deve ser armazenado em saco plástico, livre de contato com objetos de uso pessoal e principalmente de alimentos. Na hora de retirá-lo, retire sempre pelo avesso, guardando-o em saco plástico e pelo avesso.

E novamente, não permita o contato com objetos e alimentos. Com isso, outro cuidado que devemos ter é não misturá-lo com outro jaleco limpo e nunca transportá-lo em cabides sem proteção, pois podem levar mais sujeira para seu ambiente de trabalho.

E o mais importante de tudo: JAMAIS, NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA utilize seu jaleco fora do ambiente de trabalho! Não utilize nas ruas, lojas e demais ambientes. Seja consciente com seus pacientes e com as pessoas ao seu redor!

Esse material foi útil para seus estudos? Que tal comentar o que achou para que possamos sempre melhorar? Se você gostou desse estudo e quer receber nossos artigos semanais, cadastre-se em nossa Lista de Leitores para receber diretamente no seu e-mail. Obrigada e até a próxima!

Comments

comments

Link permanente para este artigo: https://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2018/04/10/voce-cuida-corretamente-do-seu-jaleco-2/