Procedimento de Punção Venosa: Técnica Adequada e Cuidados Especiais

A punção venosa é um procedimento comum realizado por profissionais de enfermagem para acessar a corrente sanguínea e administrar medicamentos, fluidos intravenosos e realizar exames laboratoriais. Garantir uma técnica adequada e cuidados especiais durante o procedimento é essencial para evitar complicações e garantir a segurança do paciente. Abaixo, apresentamos uma descrição passo a passo da técnica adequada e os cuidados especiais a serem tomados:

Conteúdo:

Preparação:

  1. Identificação do Paciente: Verifique a identidade do paciente usando, no mínimo, dois identificadores exclusivos.
  2. Seleção do Local de Punção: Escolha um local apropriado para a punção venosa, geralmente nas veias dos membros superiores, como a veia cefálica, basílica ou mediana cubital.
  3. Preparação do Material: Reúna todo o material necessário, incluindo luvas, garrote, álcool ou clorexidina – conforme protocolo da sua instituição, atadura adesiva ou curativo próprio, dispositivo agulhado (jelco, nexiva, scalp), equipo de infusão e solução salina para flush.

Procedimento:

  1. Higienização das Mãos: Lave as mãos cuidadosamente com água e sabão ou use uma solução antisséptica à base de álcool para garantir a assepsia.
  2. Posicionamento do Paciente: Posicione o paciente confortavelmente, com o membro a ser puncionado estendido e apoiado em uma superfície plana.
  3. Aplicação do Garrote: Aplique o garrote firmemente cerca de 10 a 15 cm acima do local de punção para aumentar a pressão venosa e facilitar a visualização das veias.                                           O que preciso saber para fazer a punção acesso venoso periférico? - Sanar Medicina
  4. Preparação da Pele: Limpe a área de punção com uma solução antisséptica, como álcool ou clorexidina, e aguarde a secagem completa para reduzir o risco de contaminação.
  5. Técnica de Punção: Segure a agulha com firmeza e insira-a na veia com um ângulo de aproximadamente 15 a 30 graus em relação à pele. Ao entrar na veia, avance suavemente o bisel da agulha e observe o retorno sanguíneo na seringa ou no equipo de infusão.     
  6. Fixação do Cateter: Após o sucesso da punção, avance o cateter para dentro da veia e remova a agulha. Fixe o cateter no lugar com uma atadura adesiva ou curativo apropriado. 
  7. Conexão do Equipo de Infusão: Conecte o equipo de infusão ao cateter e inicie a administração de fluidos ou medicamentos conforme prescrito pelo médico.

Cuidados de enfermagem:

  1. Monitoramento Contínuo: Monitore o local de punção para sinais de infiltração, extravasamento ou reação adversa, como dor, edema ou vermelhidão.
  2. Manutenção da Higiene: Mantenha a assepsia durante todo o procedimento e troque curativos ou ataduras conforme necessário para prevenir infecções.
  3. Avaliação da Circulação: Verifique regularmente o fluxo sanguíneo no cateter e a permeabilidade da veia para garantir a administração adequada de fluidos e medicamentos.
  4. Educação ao Paciente: Forneça orientações ao paciente sobre os cuidados a serem tomados com o local de punção, sinais de complicação e quando procurar assistência médica.
  5. Documentação Adequada: Registre detalhadamente o procedimento de punção venosa, incluindo o local de punção, tamanho do cateter utilizado, quantidade e tipo de solução administrada e quaisquer complicações ou observações relevantes.

Seguindo uma técnica adequada e adotando cuidados especiais durante o procedimento de punção venosa, os profissionais de enfermagem podem garantir uma administração segura de medicamentos e fluidos, promovendo assim o bem-estar e a recuperação do paciente.

Comments

comments

Link permanente para este artigo: https://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2024/03/01/procedimento-de-puncao-venosa-tecnica-adequada-e-cuidados-especiais/