Quais são os tubos para coleta de sangue?

Uma das muitas funções da equipe de enfermagem é a coleta de material para exames. Mas você conhece todos os tubos para coleta e para quê cada um serve?

Conteúdo:

Ativador de coágulo (Tampa Vermelha):

Esse tubo é classificado como um tubo seco e possui ativador de coágulo jateado na sua  parede que acelera o processo de coagulação. São utilizados para determinações em soro na bioquímica e sorologia. São também aprovados pelo FDA para imunohematologia: tipagem ABO, Rh, pesquisa de anticorpos, fenotipagem eritrocitária e teste deantiglobulina direta (coombs direto). Há modelos com volume de 4 ml ou 6 ml.

Tubo com gel separador (tampa amarela):

Esse tubo contém ativador de coágulo jateado na sua parede, que acelera o processo de coagulação, e gel separador para obtenção de soro com a mais alta qualidade, proporcionando melhor eficiência no processo de trabalho dentro do laboratório. São utilizados para análises de bioquímica (rotina e especiais), sorologia, imunologia, marcadores tumorais e marcadores cardíacos, hormônios específicos e drogas terapêuticas. Há modelos com volumes de 3,5 ml ou 5 mL

Tubo com citrato de sódio (tampa azul)

Esses tubos são utilizados para prova de coagulação. As diferentes concentrações de citrato de sódio podem ter efeitos significativos nas análises de TP e TTPa, especialmente em pacientes sob terapia de anticoagulantes e quando reagentes mais sensíveis são utilizados. Estão disponíveis em duas concentrações: 0,109 mol/L (3,2%) e 0,129 mol/L (3,8%). A proporção é de 1 parte de citrato de sódio para 9 de sangue (1:9)

 

Tubo de Fluoreto de potássio (tampa cinza)

Esses tubos são utilizados para provas glicêmicas (diabetes),  hemoglobina glicada e lactato no plasma. O Fluoreto de Potássio é utilizado como inibidor glicolítico.

Tubo de Heparina de Lítio (tampa verde)

Esses tubos são utilizados quando é necessário o uso de plasma para determinações na Bioquímica e outros exames. Possuem heparina de lítio jateada na parede do tubo. Estes aditivos são anticoagulantes que ativam as enzimas antiplaquetárias, bloqueando a cascata de coagulação.


Tubo de EDTA (tampa roxa)

Esses tubos são utilizados para hematologia por serem os melhores anticoagulantes para preservar a morfologia celular, útil também para hemograma. Neste tubo há presença de EDTA K2 ou K3 jateado na parede do tubo e são utilizados em bancos de sangue. O EDTA é o anticoagulante recomendado para rotinas de hematologia por ser o melhor anticoagulante para a preservação da morfologia celular.

 

Tubo com citrato de sódio (tubo preto)

Esses tubos servem pra determinar a velocidade de hemossedimentação (VHS).

 

Sem aditivo (Tampa Branca)

O tubo sem aditivo é utilizado como tubo de transporte para amostras, inclusive para provas de líquido cefalorraquidiano (LCR).

Se você gostou do texto e quer receber nossos artigos semanais, cadastre-se em nossa Lista de Leitores para receber diretamente no seu e-mail. Obrigada e até a próxima!

Comments

comments

Link permanente para este artigo: https://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2018/04/02/quais-sao-os-tubos-para-coleta-de-sangue/