Sistema Muscular – Parte I

Agora que já aprendemos sobre ossos, chegou a vez dos músculos!

O corpo humano possui centenas de músculos, mas precisamente, 640 músculos! Para não ficar cansativo, farei 3 posts e irei detalhar os grupos musculares e os principais músculos, de diversas regiões do corpo para que possamos aprender, ok?! Vamos lá!

Conteúdo:

Conceito dos músculos:

O músculo é um tecido vivo, de coloração avermelhada devido a mioglobina que é proteína bem parecida com à hemoglobina que está presente nos glóbulos vermelho. Eles são estruturas individualizadas, que se ligam à uma ou mais articulações e através de suas contrações, produzem movimentos. As fibras musculares são responsáveis pela contração muscular.

Composição muscular:

Fibras: respectivamente células.
Miofibrilas: presentes no âmago celular, são estrias transversais.
Estrias Z: localizadas na estrutura muscular.
Banda I: denominada como a porção mais albumina da musculatura.
Miofilamentos: e a constituição das miofibrilas.
Banda A: filamentos espessos da miosina e actina.
Miosina: proteína
Actina: proteína

Fibras Musculares

As fibras musculares podem ser divididas em:

  1. Fibras vermelhas de Tipo I ou de contração lenta:
  • Utiliza sistema de energia: AERÓBICO;
  • Possui baixa capacidade de contração muscular (lenta);
  • Capacidade oxidativa (ou seja, usa o oxigênio como sua principal fonte de energia);
  • Sua coloração é Vermelha (devido ao grande número de mioglobina e mitocôndrias);
  • São altamente resistentes à fadiga;
  • São mais apropriadas para exercícios de longa duração;
  • Predomina em atividade aeróbicas de longa duração como: natação, corrida.

  1. Fibras brancas de Tipo II ou de contração rápida.
  • Utiliza sistema de energia: ANAERÓBICO;
  • Possui alta capacidade de contração (rápido) Sua velocidade de contração e tensão é de 3 a 5 vezes maior se comparada às fibras lentas;
  • Capacidade glicolítica (utiliza a fosfocreatina e glicose);
  • Sua coloração é Branca;
  • Eles fadigam rapidamente;
  • Geram movimentos rápidos e poderosos;
  • Predomina em atividades anaeróbicas que exigem paradas bruscas, arranques com mudança de ritmo, saltos. Ex.: jogar basquete, futebol, tiros de até 200 metros, musculação, entre outros.

Anatomia real: Fibras musculares.

Tipos de Músculos:

Músculos Estriados Esqueléticos:  Esses músculos são voluntários, ou seja, são contraídos por nossa influência. O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque faixas alternadas claras e escuras (estriações) podem ser vistas no microscópio óptico.

Músculos Lisos: Estão localizados nos vasos sanguíneos, vias aéreas e na maioria dos órgão, por exemplo, o músculo dos órgãos internos (estômago, fígado, intestino), pele, vasos sanguíneos, sistema excretor (movimentos peristálticos).  Possui ação involuntária que é controlada pelo sistema nervoso autônomo.

Músculo Estriado Cardíaco: Está localizado no coração (miocárdio), esse tipo de músculo é controlado pelo sistema nervoso vegetativo. É um músculo estriado, porém involuntário, auto ritmicidade.

 

Os músculos podem ser classificados de vários modos, por exemplo: quanto a situação, quanto à forma, disposição da fibra, sua origem e inserção e nomenclatura. 

Funções dos músculos:

  1. Produção dos Movimentos Corporais: Movimentos em geral do corpo humano, exemplo: andar e correr.
  2.  Estabilidade das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e juntos participam de movimentos como permanecer de pé ou sentar.
  3.  Regular o Volume dos Órgãos: As faixas anelares produzem uma contração dos músculos lisos (esfíncteres) que impede a saída acidental do conteúdo de um órgão oco.
  4. Movimento de Substâncias dentro do Corpo: Influenciam diretamente As contrações dos músculos lisos nas paredes vasos sanguíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.
  5. Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.

Amanhã postaremos a Parte II e III do sistema muscular! Não perca!

Esse material foi útil para seus estudos? Que tal comentar o que achou para que possamos sempre melhorar? Se você gostou desse estudo e quer receber nossos artigos semanais, cadastre-se em nossa Lista de Leitores para receber diretamente no seu e-mail. Obrigada e até a próxima!

Comments

comments

Link permanente para este artigo: https://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2018/04/03/sistema-muscular-parte-i/