Parada Cardíaca x Infarto – Entenda qual a diferença!

Muitas pessoas acreditam que a Parada Cardíaca e o Infarto são a mesma coisa, porém, engana-se quem pensa assim. Entenda a diferença! 

Conteúdo:

Parada Cardíaca:

É a interrupção da circulação sanguínea, decorrente da paralisação súbita e inesperada dos batimentos cardíacos. 

Esse evento é desencadeado por uma disfunção elétrica que faz com que o coração bata irregularmente, ou seja, sofra uma arritmia. Com essa atividade interrompida, o coração não bombeia sangue para o cérebro e todo o corpo.

O que acontece?

A pessoa fica inconsciente, passa a não responder a estímulos e não respirar. O coração ‘treme’ ao invés de bater corretamente.

O que fazer?

Verifique se o indivíduo está respirando e se responde a estímulos simples, como um tapa no ombro por exemplo. Se não houver resposta, ligue imediatamente para o SAMU >192, enquanto aguarda o resgate, inicie a ressuscitação cardiopulmonar (RCP), manobra pela qual se comprime o tórax da vítima cerca de 100 vezes por minuto. Caso haja um DEA (Desfibrilador Externo Automático). Atenção: só realize esse procedimento caso saiba fazê-lo corretamente. 

 

Infarto:

É a consequência da obstrução de uma artéria do coração. Quando uma placa de gordura fica “presa” na parede de um desses vasos, um coagulo pode se formar sobre a placa. Se o coagulo se desprende, há o risco dele entupir a artéria, que deixará de irrigar parte do coração. 

Sem oxigênio, o tecido cardíaco começa a sofrer morte celular, podendo ocorrer morte súbita.

O que acontece?

Durante o infarto, os sintomas podem ser intensos e fortes, com dor e desconforto no peito e nos membros superiores, além de suor excessivo e náuseas. No entanto, muitas vezes, a pessoa pode sentir sinais que começam devagar e duram por horas ou até dias antes do infarto. O coração não necessariamente para de bater. 

O que fazer?

Ligue para a emergência, SAMU > 192, para que a vítima possa ser atendida o quanto antes. 

Qual a relação entre os dois eventos?

Em mais de 85% das vezes, a parada súbita do coração é provocada por um Infarto Agudo do Miocárdio (já falamos disso aqui no site, se quiser entender mais sobre, clica AQUI ). Quando o infarto acontece, um dos mecanismos do coração para preservar a si mesmo é desencadear arritmias que podem progredir para parada cardíaca. No entanto, cada um desses eventos pode ocorrer separadamente. 

Esse material foi útil para seus estudos? Que tal comentar o que achou para que possamos sempre melhorar? Se você gostou desse estudo e quer receber nossos artigos semanais, cadastre-se em nossa Lista de Leitores para receber diretamente no seu e-mail. Obrigada e até a próxima!

Comments

comments

Link permanente para este artigo: https://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2018/04/25/parada-cardiaca-x-infarto-entenda-a-diferenca/