O manual do currículo perfeito! Como elaborar corretamente seu currículo!

O currículo é a porta de entrada para o tão sonhado emprego. Ele é que fará o seu primeiro contato com a instituição ainda que indiretamente. O mercado hoje em dia, tem se mostrado cada vez mais competitivo e um currículo bem elaborado irá lhe deixar mais próximo de uma vaga de trabalho.

Lembre-se: muitos entrevistadores utilizam seu próprio currículo como base para a entrevista, portanto, elabore-o bem e conheça-o!

Conteúdo:

Mas afinal, como elaborar um bom currículo?

Isso gera bastante dúvidas  em vários profissionais, sendo assim, resolvi mostrar a melhor forma de se estruturar um currículo, valorizando as informações e evitando erros.

O que não pode?

Sim, vamos começar pelos erros mais cometidos por todos nós em nossos currículos!

Foto

Não é necessário ter foto no seu currículo! E ela só deve ser enviada apenas quando empregador solicitar!

Camila Mariano, consultora de recursos humanos da Catho, não considera conveniente anexar foto ao currículo.

“O currículo é um documento que deve destacar as qualificações do candidato. A foto chama mais a atenção pela primeira impressão que ela causa”, diz.

A consultora recomenda que o candidato coloque a foto se a empresa solicitar, nunca por iniciativa própria.

“Em alguns casos o candidato pode colocar se considerar que será um diferencial para a vaga, mas só se for para cargos como recepcionista de evento e promotores de venda.” Mas ela faz uma ressalva: “A foto tem que ser sóbria, mostrar seriedade, como se fosse uma 3×4 para documento. Isso evita que o selecionador faça um pré-julgamento por causa da fotografia”.

Número de documentos

Número de documentos pessoais não devem constar jamais no currículo! Lembre-se: ele pode ir parar em mãos erradas com todas as suas informações pessoais.

Título

Não há necessidade alguma de colocar títulos como: “currículo vitae” ou “currículo”!

Pronomes pessoais

Evite utilizar pronomes pessoais, por exemplo: ao invés de colocar “eu desenvolvi um projeto” substitua por “desenvolvimento de projeto”!

Informações falsas!

Profissionais que não possuem algum tipo de conhecimento não devem colocar essa informação como verdadeira.

Nomes de terceiros:

Não é necessário conter nome de pais, marido ou esposa e filhos. Esse espaço é só seu, concentre-se em informações pertinentes.

Referências pessoais

Contatos de pessoas que podem falar sobre o profissional não são bem vistos.

Cuidado com as informações prestadas sobre empregos anteriores!

Informações como motivo de saída de empregos anteriores ou situações ruins principalmente, devem ficar de fora!

Erros de digitação ou ortografia!

Muito cuidado com erros de digitação ou ortografia ao elaborar seu currículo! Além de desagradável, não é bem visto!  

Pretensão salarial

O salário deve ser discutido durante a entrevista. Os profissionais não devem incluir sua faixa salarial no currículo e também não devem informar qual a sua pretensão salarial.

Como elaborar corretamente?

Como o currículo deve ser dividido em:

  •  Dados pessoais;
  • Objetivo;
  • Qualificações;
  • Formação acadêmica;
  • Cursos complementares;
  • Idiomas;
  • Informática;
  • Experiências profissionais.

1 – Dados pessoais

No início do currículo, deverá conter sua apresentação profissional, com seu nome completo, idade, estado civil, endereço, cidade, região, telefone (celular, residencial ou para recados) e e-mail. Não é preciso informar o CEP! E cuidado com e-mails pessoais ou com apelidos! 

2 – Objetivo

Logo após seus contatos pessoais, descreva seu objetivo em uma ou duas frases. Deve ser algo curto, simples e refletir brevemente seu objetivo. Essa frase inicial pode ser customizada de acordo com cada candidatura e deve aliar claramente sua experiência com as necessidades da vaga. Escreva de forma direta para que a empresa veja qual é a sua posição de interesse. Não coloque diversos objetivos juntos!

3 – Qualificações

É importante que os candidatos aproveitem esse espaço para colocar informações positivas sobre sua carreira. O objetivo é chamar atenção para que o recrutador leia o currículo até o final.  Pense em quais habilidades, conhecimentos e experiências que você possui  e que seriam positivos para a instituição. A partir dessa resposta, é possível selecionar o que será colocado no resumo.

4 – Formação acadêmica

O candidato deve colocar o último grau de escolaridade que possui, ou seja, quem não tem nível superior deve citar o nível médio, e assim por diante. Profissionais com MBA, pós-graduação ou curso técnico devem mencioná-los. A descrição deve ter o nome da instituição, curso e ano ou previsão de término.

5. Cursos complementares

Você poderá utilizar esse espaço para mostrar ao recrutador alguns dos cursos pertinentes a área que você realizou. O padrão a seguir é: Curso/ Instituição/ Data (período) / Carga Horária. 

5 – Experiência profissional

Candidato sem experiência pode citar eventuais trabalhos em empresa júnior ou no centro acadêmico da faculdade, colocando as atribuições e responsabilidades que tinha.

Para profissionais com experiência, basta incluir dados básicos, por exemplo: Nome da instituição, cargo exercido, e o tempo presente nela. Se tiver mais do que 3 experiências, procure colocar aquelas que mais tem haver com o cargo pretendido. 

6 – Cursos complementares
Cursos extracurriculares ou de curta duração e workshops podem ser informados. É importante mencionar o nome da instituição, mês e ano de início e término e carga horária.

7 – Idiomas

Você precisar ser honesto e indicar seu real conhecimento do idioma, já que o recrutador poderá testá-lo durante a entrevista. A fluência pode ser categorizada como: básico, intermediário, avançado e fluente.

8 – Informática

Informe seus conhecimentos em cada programa e também categorize-o como: básico, intermediário ou avançado. Quem fez curso na área pode colocá-lo seguindo o padrão usado nos cursos complementares.

9 – Outras informações

Neste campo, você pode informar experiências internacionais e trabalhos voluntários. Atividades feitas fora do horário de trabalho podem ser citadas, desde que tenham relação com o emprego ou destaquem as suas qualidades profissionais.

Dicas importantes!

Qual tipo fonte e tamanho usar?

Não há uma regra específica de qual fonte usar, tamanho de letra e etc.  O ideial é que o seu currículo seja discreto, sucinto e elegante.  Dê preferência as fontes mais utilizadas habitualmente.  O ideal é que o candidato escolha letra e tamanho que facilite a leitura.  Não é necessário utilizar negrito e sublinhar tópicos. A fonte e o tamanho mais utilizados são Arial e Times New Roman e o tamanho é 12 para o texto e 14 para os títulos.

Folha e o envelope

A folha pode ser de tons claros, como, por exemplo, o marfim, o preferencial é que seja branca.  Não há regra para gramatura ou tipo de papel.  Você pode utilizar couchet 90 gramas ou o A4.

O ideal é que o envelope seja comum, em um formato grande para que não seja necessário dobrar o currículo. E não deve jamais ultrapassar três página, tente manter seu currículo em duas páginas no máximo!

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