Aprendendo sobre o Sistema Nervoso

Vamos estudar Sistema Nervoso? 😍🧠

Conteúdo:

Sistema Nervoso

O sistema nervoso representa uma rede de comunicações do organismo. Ele transmite sinais entre as diferentes partes do organismo e coordena suas ações voluntárias e involuntárias. 

Uma de suas principais funções É captar as mensagens, estímulos do ambiente, interpretá-los e arquivá-los. Em seguida, ele envia respostas que podem ser através de movimentos, sensações e também constatações. 

Para que tudo isso ocorra de forma harmônica, o sistema nervoso é constituído pelo tecido nervoso, ele é essencialmente excitável e condutor. O tecido nervoso é formado por duas espécies de células: as células nervosas, ou neurônios, e as células de neuróglia que rodeiam os neurônios, dando-lhes sustentação, fixam os neurônios aos vasos sanguíneos, produzem a bainha de mielina em torno dos axônios do SNC e realizam  fagocitose.

Podemos dizer então que o Sistema Nervoso é o nosso regulador de atividades corporais.  

O Neurônio

O neurônio é conhecido como a unidade funcional do sistema nervoso. Eles comunicam-se através de sinapses, e são eles que propagam os impulsos nervosos. 

Sinapse: ocorre quando a articulação das terminações de um neurônio tocam-se com as de outro neurônio, ou então com a fibra muscular ou ainda com as células glandulares. Há, portanto, sinapses interneurais, sinapses mioneurais e sinapses neuroglandulares. As sinapses interneurais se fazem entre as ramificações dos prolongamentos eferentes de um neurônio e as dos prolongamentos aferentes de outro.

Confira no vídeo como isso ocorre 😉

Anatomicamente o neurônio é formado por: dendrito, corpo celular e axônio. A transmissão ocorre apenas no sentido do dendrito ao axônio.

Deu pra entender sobre os neurônios? Vamos continuar então… 😉 

O sistema nervoso, subdivide-se em três segmentos, são eles:

  • Sistema Nervoso Central (SNC)
  • Sistema Nervoso Periférico (SNP)
  • Sistema Nervoso Autônomo (SNA).

Sistema Nervoso Central (SNC)

É composto por:

  • Encéfalo: Pesa aproximadamente 1,5 quilo, está localizado na caixa craniana e apresenta três órgãos principais: o cérebro, o cerebelo e o tronco encefálico;

  • Cérebro: Este órgão está relacionado diretamente com as funções do organismo, exemplo: recepção de informação visual e movimento do corpo. Possui três meninges para sua proteção, são elas: pia-máter, dura-máter e aracnoide. O cérebro está dividido em duas partes simétricas: o hemisfério direito e o hemisfério esquerdo. Formado pelo Telencéfalo e diencéfalo

  • Cerebelo: Está situado dorsalmente ao bulbo e à ponte, parte inferior do encéfalo. é responsável pelo controle motor. Ele coordena os movimentos precisos do corpo, além de manter o equilíbrio. Além disso, regula o tônus muscular, ou seja, regula o grau de contração dos músculos em repouso.

  • Bulbo: Sua função é relacionada à respiração, aos reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras.

 

  • Medula espinhal: A medula espinhal é uma massa de tecido nervoso situado dentro do canal vertebral. É o centro dos arcos reflexos e é organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, mas pode agir independente dele.

  • Ponte: Transmissão das informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral e conecta-se com centros hierarquicamente superiores.

Sistema Nervoso Periférico (SNP)

O sistema nervoso periférico (SNP) é formado por nervos que se originam no encéfalo e na medula espinhal. Sua função é conectar o sistema nervoso central ao restante do corpo. Importante destacar que existem dois tipos de nervos: os cranianos e os raquidianos ou espinhais. 

  • Nervos Cranianos:  estão distribuídos em em 12 pares que saem do encéfalo, e sua função é transmitir mensagens sensoriais ou motoras, especialmente para as áreas da cabeça e do pescoço.
  • Nervos Raquidianos: são 31 pares de nervos que saem da medula espinhal. São formados de neurônios sensoriais, que recebem estímulos do ambiente; e neurônios motores que levam impulsos do sistema nervoso central para os músculos ou para as glândulas.

Um transporta o estímulo = nervo sensitivo e outro a resposta = nervo motor

Importante Saber

  • Neurônios sensitivos (aferentes)
  • Neurônios motores (eferentes).

O SNP subdivide-se em Somático (voluntário) e Autônomo (involuntário).

  • Sistema Nervoso Somático (SNS):  é composto por neurônios sensoriais e motores que estão submetidos ao controle consciente para gerar ações motoras voluntárias, resultantes da contração de um músculo esquelético. Ou seja, ele é responsável por regular as ações voluntárias, que estão sob o controle da nossa vontade bem como regular a musculatura esquelética de todo o corpo.
  • Sistema nervoso autônomo(SNA): possui nervos com fibras sensoriais e motoras que conferem controle aos mecanismos involuntários e vitais (funções vegetativas) fundamentais à homeostase (equilíbrio dinâmico do metabolismo) como a contração da musculatura lisa das vísceras, a secreção glandular, os ritmos cardíaco e respiratório etc. 

O SNA é dividido em Sistema Nervoso Simpático e Sistema Nervoso Parassimpático. São dois conjuntos distintos de nervos que controlam, no geral, os mesmos órgãos de forma antagônica! 

Os nervos simpáticos têm ação excitatória sobre os órgãos, colocando o organismo em estado de prontidão e alerta em situações de estresse.

Os nervos parassimpáticos atuam inibindo a atividade destes órgãos, levando o organismo a um estado de relaxamento.

Funções do simpático e parassimpático

simpático tem, entre outras, as seguintes funções:

  • Produz vasoconstrição, em geral, diminuindo o calibre dos vasos sanguíneos; dilata a abertura pupilar; promove a secreção das glândulas salivares, das glândulas sudoríparas, das cápsulas suprarrenais; acelera o ritmo cardíaco; inibe o peristaltismo gástrico e intestinal.

parassimpático, tem, entre outras, as seguintes funções:

  • Produz vasodilatação; diminui a abertura pupilar;  promove a secreção das glândulas salivares; retarda o ritmo cardíaco; ativa o peristaltismo do esôfago, do estômago, do intestino delgado;  estimula as glândulas gástricas.

Órgão / Função Nervos Simpáticos Nervos Parassimpáticos
Arteríolas vasoconstrição vasodilatação
Ritmo cardíaco aumenta diminui
Pressão arterial aumenta diminui
Movimentos respiratórios aumentam diminuem
Brônquios dilatam contraem
Metabolismo basal aumenta diminui
Pupilas dilatam contraem
Glicemia aumenta
Sudorese aumenta
Movimentos Peristálticos diminuem aumentam
Saliva aumenta

Esse material foi útil para seus estudos? Que tal comentar o que achou para que possamos sempre melhorar? Se você gostou desse estudo e quer receber nossos artigos semanais, cadastre-se em nossa Lista de Leitores para receber diretamente no seu e-mail. Obrigada e até a próxima!

Comments

comments

Link permanente para este artigo: https://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2018/06/07/aprendendo-sobre-o-sistema-nervoso/