Sistema Urinário

Conteúdo:

Sistema urinário

Sistema Urinário, também chamado de Aparelho Urinário é o responsável pela produção e eliminação da urina no corpo humano. Sua principal função é filtrar as impurezas do sangue que circula no organismo e excretá-las. 

O sistema urinário pode ser dividido em:

  • Órgãos secretores: produzem a urina;
  • Órgãos excretores: que são responsáveis por processar a drenagem da urina para fora do corpo.

Os órgãos urinários compreendem os rins (2), que produzem a urina, os ureteres (2) ou ductos, que transportam a urina para a bexiga (1), onde fica retida por algum tempo, e a uretra (1), através da qual é expelida do corpo.

É composto por:

  • Dois rins
  • Os ureteres ou ductos
  • Bexiga urinária
  • Uretra

Rins

O corpo humano possui dois rins, esses órgãos possui formato semelhante ao de um grão de feijão. Eles estão localizados logo acima da cintura, entre o peritônio e a parede posterior do abdome. Possui coloração vermelho-escuro. 

Cada rim tem cerca de 11,25 cm de comprimento, 5 a 7,5 cm de largura e um pouco mais que 2,5 cm de espessura. O esquerdo é um pouco mais comprido e mais estreito do que o direito. O peso do rim do homem adulto varia entre 125 a 170 g; na mulher adulta, entre 115 a 155 g. O rim direito normalmente situa-se ligeiramente abaixo do rim esquerdo devido ao grande tamanho do lobo direito do fígado. 

Os rins se ligam ao sistema circulatório através da artéria renal e da veia renal, e com as vias urinárias pelos ureteres. As artérias renais são ramificações muito finas que formam pequenos emaranhados chamados glomérulos. Cada glomérulo é envolvido por uma estrutura arredondada, chamada cápsula glomerular ou cápsula de Bowman.

A unidade básica de filtragem do sangue é chamada néfron, que é formada pelos glomérulos, pela cápsula glomerular e pelo túbulo renal.

Forçado pela pressão sanguínea, parte do plasma (água e partículas pequenas nela dissolvidas, como sais minerais, ureia, ácido úrico, glicose) sai dos capilares que formam os glomérulos e cai na cápsula glomerular. Em seguida passa para o túbulo renal.

Substâncias úteis como água, glicose e sais minerais, contidas nesse líquido, atravessam a parede do túbulo renal e retornam à circulação sanguínea. Assim, o que resta nos túbulos é uma pequena quantidade de água e resíduos, como a ureia, ácido úrico e amônia: é a urina, que segue para as vias urinárias. Observe no esquema a seguir as fases de formação da urina dentro no néfron.

Vias Urinárias

As vias urinárias são formadas pela bexiga, os ureteres e a uretra.

Bexiga

É um órgão muscular elástico, bem semelhante a uma bolsa, que está lozalizada na parte inferior do abdome. Sua principal função é acumular a urina que chega por meio dos ureteres.

Curiosidade:

Como sentimos vontade de fazer xixi?

 A nossa bexiga recebe e armazena temporariamente a urina e quando o volume presente nela chega a mais ou menos 300 ml, os sensores nervosos da parede da bexiga enviam mensagens ao sistema nervoso, fazendo com que tenhamos vontade de urinar. A capacidade máxima de urina na bexiga é de aproximadamente 1 litro.

Nos homens situa-se diretamente anterior ao reto. Nas mulheres está à frente da vagina e abaixo do útero.

Esfíncter: Está localizado na parte inferior da bexiga. É um músculo circular que fecha a uretra e controla a micção. Quando a bexiga está cheia o esfíncter se contrai, empurrando a urina em direção a uretra, de onde então é lançada para fora do corpo. 

Ureteres

São dois tubos que possuem a função de transportar a urina dos rins para a bexiga. São órgãos pouco calibrosos, eles possuem menos de 6 mm de diâmetro e 25 a 30 cm de comprimento.

Uretra

É um tubo muscular, que transporta a urina da bexiga para fora do corpo. A uretra feminina mede cerca de 5 cm de comprimento e transporta somente a urina. A uretra masculina mede cerca de 20 cm e transporta a urina para fora do corpo, e também o esperma.

Sistema Urinário Masculino

O sistema urinário masculino, possui particularidades do sistema feminino. Nos homens, a uretra, é o canal responsável por conduzir a urina da bexiga para o exterior, e é também utilizado para a liberação do esperma no ato da ejaculação. Ela é dividida em três partes: prostática, cavernosa e membranosa. Possui em média, aproximadamente 20 cm e estende-se do orifício uretral interno na bexiga urinária até o orifício uretral externa na extremidade do pênis.

Sistema Urinário Feminino

No sistema urinário feminino, o canal uretral estende-se da bexiga ao orifício externo no vestíbulo, é bem menor que o masculino, mede aproximadamente 5 cm. Essa característica da anatomia feminina, canal da uretra curto, facilita a ocorrência de infecções urinárias nas mulheres.

Esse material foi útil para seus estudos? Que tal comentar o que achou para que possamos sempre melhorar? Se você gostou desse estudo e quer receber nossos artigos semanais, cadastre-se em nossa Lista de Leitores para receber diretamente no seu e-mail. Obrigada e até a próxima!

Comments

comments

Link permanente para este artigo: https://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2018/05/28/sistema-urinario/