Introdução a Patologia I: Conceitos Básicos de Saúde e Doença

Os conceitos de Patologia e de Medicina convergem para um elemento comum: DOENÇA. Portanto, devemos ter em mente a correta definição de Saúde e
de Doença.

Saúde não é simplesmente a ausência de doença. Um indivíduo, para ter saúde, deve ter o equilíbrio entre as questões emocionais, físicas, sociais, espirituais e intelectuais de sua vida.

Saúde é um estado de adaptação do organismo ao ambiente físico, psíquico ou social em que vive, de modo que o indivíduo se sente bem (saúde subjetiva) e não apresenta sinais ou alterações orgânicas evidentes (saúde objetiva).

O conceito de saúde envolve ainda o ambiente em que o indivíduo vive, tanto no seu aspecto físico quanto no psíquico e no social. Por exemplo: a avaliação de parâmetros orgânicos, como o número de eritrócitos elevado, pode ser sinal de uma policitemia, se o indivíduo vive ao nível do mar, mas representa apenas um estado de adaptação para a pessoa que vive em grandes altitudes.

Deve-se ter em mente, também, que Saúde e Normalidade não possuem o mesmo significado.

A palavra SAÚDE é usada em relação ao indivíduo, enquanto o termo NORMALIDADE (normal) é utilizado em relação a parâmetros estruturais ou funcionais do organismo em uma população semelhante.

O normal é estabelecido a partir da média de várias observações de determinado parâmetro por meio da utilização de cálculos estatísticos. Os valores normais para descrever parâmetros do organismo: peso dos órgãos, pressão arterial sistólica ou diastólica etc. são estabelecidos a partir de observações em populações homogêneas, de mesma raça, vivendo em ambientes semelhantes e cujos indivíduos são saudáveis

E o conceito de doença, como seria?

Doença, ao contrário da Saúde, é um estado de falta de adaptação ao ambiente físico, psíquico ou social, no qual o indivíduo sente-se mal (sintomas) e/ou apresenta manifestações orgânicas evidentes (sinais).

Todas as doenças possuem uma causa que converge com a alteração da homeostasia do organismo, ou seja, as doenças produzem alterações morfológicas e ou moleculares, que resultam em alterações funcionais no organismo ou parte dele, produzindo manifestações subjetivas (sintomas) ou objetivos (sinais).

 

Comments

comments

Link permanente para este artigo: https://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2024/02/14/introducao-a-patologia-i-conceitos-basicos-de-saude-e-doenca/