Virginia Henderson e a Teoria das Necessidades Básicas em 1955

Educadora de enfermagem bastante conhecida, Virginia Henderson, juntamente com outros colaboradores, criou, em 1937, um currículo básico de enfermagem no qual o ensino era centralizado no paciente e organizado em torno dos problemas de enfermagem, e não nos diagnósticos médicos (HENDERSON, 1991). Visto que o conceito de enfermagem foi derivado de sua prática e educação, seu trabalho é indutivo. O principal pressuposto da teoria é que os enfermeiros cuidem dos pacientes até que eles tenham condições de se cuidarem novamente. Ademais, os enfermeiros devem ser educados em nível acadêmico, tanto na arte quanto na ciência.

Henderson definiu 14 atividades para assistência ao paciente, conforme o Quadro a seguir:

14 Atividades para Assistência ao Paciente Segundo Henderson
1 Respirar normalmente.
2 Comer e beber de forma adequada.
3 Eliminar resíduos orgânicos.
4 Movimentar-se e manter uma postura desejável.
5 Dormir e repousar.
6 Selecionar roupas adequadas (vestir e despir).
7 Manter a temperatura corporal adequada.
8 Manter o corpo limpo.
9 Evitar perigos no ambiente e lesões em terceiros.
10 Comunicar-se com os outros e expressar emoções.
11 Seguir padrões religiosos, conforme a própria fé.
12 Trabalhar de maneira a se satisfazer.
13 Participar de atividades de recreação.
14 Aprender e satisfazer a curiosidade que leva ao desenvolvimento da saúde e usar os serviços de saúde disponíveis.

Comments

comments

Link permanente para este artigo: https://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2023/07/22/virginia-henderson-e-a-teoria-das-necessidades-basicas-em-1955/