Conheça os tipos de Dietas Hospitalares

Conteúdo:

Dietoterapia

Estabelecer uma dieta adequada  é um passo fundamental para a recuperação do paciente. Porém, existem vários tipos de dietas com diversas finalidades. Conheça-as!

De acordo com a finalidade, as dietas são classificadas em:

  • Dietas de Rotina
  • Dietas especiais

Dietas de Rotina

São dietas que não necessitam de restrições ou modificações em suas composições. Elas  podem sofrer modificações em sua consistência, para possibilitar ao paciente, uma melhor adaptação mediante alguma dificuldade de aceitação alimentar ou em fases de transição de uma dieta para outra.

Dieta Hídrica e Líquida:

Os alimentos possuem consistência líquida e não requer do sistema digestivo muito trabalho para realizar sua digestão. São utilizadas para pacientes com:

  • Disfagias;
  • Desconforto gastro intestinal;
  • Dificuldade de mastigação e deglutição;
  • Pré e pós-operatórios.

Os alimentos permitidos na dieta hídrica, são: água, chá e caldo de legumes coados.
Os alimentos permitidos na dieta líquida, são: água, chá, leite, café, gelatinas, sucos, vitaminas de frutas, caldos, sopas liquidificadas, mingau com consistência fina.

Dieta Leve

Dieta leve

Os alimentos possuem a consistência semi líquida. Bastante utilizada  para pacientes em:

  • Pré e pós-operatórios;
  • Distúrbios gastrointestinais.

Os alimentos permitidos nessa dieta, são: caldos, sopas, carnes, verduras, legumes (bem cozidos e em forma de purê), arroz, frutas macias, gelatinas e pudins.

Dieta Pastosa

Dieta Pastosa

Os alimentos possuem consistência pastosa e são de fácil deglutição.
São utilizados para pacientes com:

  • Dificuldade de mastigação e deglutição.

Os alimentos permitidos, são: todos com consistência pastosa cremosa (purês, sopas cremosas, arroz bem cozido, papa de bolacha, pudins, frutas cozidas, etc.)

Dieta Branda

Dieta branda

Os alimentos são bem cozidos, restritos em celulose ou alimentos fermentáveis.  São utilizadas para pacientes:

  • Pré e pós-operatórios;
  • Transição para a dieta geral.

Os alimentos permitidos nessa dieta, são: folhas e legumes cozidos a vapor, carnes assadas, cozidas ou grelhadas, pães macios, sopas.

Dieta Geral, Livre ou Voluntária

Dieta Geral

Os alimentos nesse tipo de dieta não precisam ter tantas restrições como nos anteriores. Utilizada para pacientes que podem receber qualquer tipo de preparação e alimentos variados sem restrições, de acordo com sua tolerância.

Dietas Especiais

Dieta para Diabéticos/Hipocalórica:

É uma dieta específica para pessoas que não podem ingerir açúcar, sendo necessário controlar os alimentos energéticos, como: arroz, batata, pão e massa.

São proibidos nessa dieta:

  1. Alimentos e bebidas que contenham açúcar
  2. Alimentos gordurosos e frituras em excesso.

Dieta Hipercalórica:

É uma dieta cuja finalidade é fornecer mais energia ao paciente. Deve ser oferecida maior quantidade de arroz, massa, doces.

Dieta Obstipante ou Sem Resíduos:

Utilizada para pacientes com diarreia. Fica proibido a ingestão de: verduras cruas ou cozidas, legumes, frutas cruas, frituras e alimentos gordurosos, leite e derivados, doces (só gelatina) e sucos de frutas (com exceção do limão, maçã e goiaba).

Dieta Laxativa ou Com Resíduos:

Bastante utilizada para pacientes com intestino preso. Elas devem conter a maior quantidade de verduras, legumes, frutas (laranja, mamão, ameixa) e líquidos possível.

Dieta Hiperproteíca:

Deverá conter a maior quantidade de proteínas possível. Deve-se oferecer leite, gelatina, carne, iogurte, queijos e ovos.

Dieta Hipoproteíca

Deverá conter a menor quantidade de proteínas possível.

Dieta Hipogordurosa (para pessoas com problemas de fígado)

Deverá conter pouca quantidade de gordura. Fica proibido nessa dieta a ingesta de: manteiga, margarina, queijo, iogurte, leite (só desnatado), frituras e alimentos gordurosos.

Dieta Hipossódica

É uma dieta com controle de sódio e sal. São proibidos: pão francês, bolacha de água e sal, queijos salgados e embutidos. Pode ser oferecido até 2g de sal em sache ao paciente.

Dieta Assódica ou Sem Sal

É uma dieta preparada sem  a adição de sal no cozimento dos alimentos. Bastante utilizada para pacientes hipertensos.

Comments

comments

Link permanente para este artigo: https://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2018/10/17/conheca-os-tipos-de-dietas-hospitalares/