Como funciona o fígado? Curiosidades sobre o órgão!

Conteúdo:

Fígado

O fígado é o maior órgão interno do corpo humano e incrivelmente realiza mais de 500 funções diferentes.

Na verdade, ele é o segundo órgão mais complexo depois do sexo e está intrinsecamente ligado a quase cada aspecto do metabolismo do corpo.

A principal função do fígado é a produção de energia, remoção de substâncias nocivas e a crucial produção de proteínas.

O fígado é a maior glândula do corpo humano, com atividade endócrina e exócrina.

O fígado localiza-se na região abdominal, do lado direito, abaixo do diafragma. Possui formato que lembra um trapézio, com os ângulos arredondados. O seu peso é de aproximadamente 1500g. A coloração é marrom-avermelhada.

Tais tarefas acontecem no interior das células do fígado chamadas hepatócitos, que dispõem combinações complexas que maximizam sua eficiência global.

A região hepática

O fígado é anatomicamente dividido em duas partes: esquerda e direita. Possui também quatro lóbulos: o direto e maior, o esquerdo, o quadrado e o caudado.

 

Função

O fígado é o principal gerador do corpo, produzindo e armazenando glicose como uma fonte chave de energia. Também é responsável pela quebra de complexas moléculas de gordura fabricando a partir delas colesterol e triglicérides, necessários ao corpo, que em grande quantidade fazem mal ao ser humano. Ele produz muitas proteínas complexas incluindo fatores de coagulação que são fundamentais para estancar sangramentos.

A bílis que ajuda a digerir a gordura no intestino, é produzida no fígado e armazenada após na vesícula biliar. Ele também desempenha um papel chave na desintoxicação do sangue. Detritos, toxinas e drogas são todos sintetizados para serem usados mais facilmente pelo resto do corpo ou excretados.

O fígado também desmembra glóbulos vermelhos velhos, produz anticorpos para combater infecções e recicla hormônios como a adrenalina. Inúmeras vitaminas e minerais essenciais são armazenadas no fígado: vitamina A, D, E, e K, ferro e cobre.

Patologias

Um órgão tão complexo também é inclinado a adoecer. Algumas patologias podem acometer o fígado, por exemplo:

  • Cânceres (a maioria metástase de outras partes);
  • Infecções (hepatite)
  • Cirrose (uma espécie de fibrose causada por excesso de ingestão de álcool).
  • Esteatose hepática (infiltração gordurosa do fígado).
  • Doenças metabólicas.
  • Patologias de origem autoimune.
  • Hepatotoxicidade causada por drogas.

Lóbulos do fígado

O fígado é considerado uma “fábrica de produtos químicos”, pois ele forma moléculas grandes e complexas a partir de outras pequenas, levadas a ele através do intestino pela corrente sanguínea. A unidade funcional do fígado é lóbulo, estruturas hexagonais que compreendem os vasos sanguíneos e senoides.  Os senoides são áreas especializadas onde o sangue entra em contato com hepatócitos, onde os processos químicos do fígado são realizados.

  1. Lóbulo: Esse combinado de vasos sanguíneos, ductos biliares e hepatócitos forma  a unidade funcional do fígado.
  2. Hepatócito: Essas células extremamente ativas realizam todas as tarefas metabólicas do fígado.
  3. Senoides: Esses canais preenchidos com sangue são alinhados por hepatócitos e são o lugar de transferência de moléculas entre o sangue e o hepatócitos.
  4. Células de Kupfter:  Essas células especializadas localizam-se no interior dos senoides e destroem quaisquer bactérias que contaminam o sangue.
  5. Ramo da artéria hepática: O sangue desse local fornece oxigênio para os hepatócitos e transporta o detritos metabólicos extraídos pelo fígado.
  6. Ducto biliar:  A bílis que auxilia na digestão da gordura, é produzida no interior dos hepatócitos e secretadas para os ductos biliares. Então, flui para a vesícula para ser armazenada antes de ser secretada para o duodeno.
  7. Veia porta: Essa veia transporta o sangue rico em nutrientes vindos diretamente dos intestinos, que flui para os senoides para a conversão em energia dos hepatócitos.
  8. A tríade portal: A artéria, veia porta e o ducto biliar recebem o nome de tríade portal. Elas ficam nas bordas do lóbulo do fígado e são as principais rotas de entrada e saída do fígado.
  9. Veia central: Sangue vindo dos senoides, agora contendo todas as novas moléculas, flui por dentro da veia central que de lá corre para as mais largas veias hepáticas. Elas escoam para o coração via veia cava inferior.

5 fatos vitais do Fígado

  1. Fígado gelado: o fígado do urso polar é uma fonte incrivelmente rica em vitamina A, tanto que exploradores do Ártico morreram ao comê-lo, pois ele pode causar envenenamento por excesso de vitamina A. 
  2. Transplante de fígado: Entre 600 a 700 transplantes de fígado ocorrem anualmente no Reino Unido. O fígado doado pode ser preservado em solução por até 24 horas antes de ser transplantado. 
  3. Maximização de números: Uma forma de conformar a escassez de doadores inclui a repartição de um fígado adulto em dois para usar em duas crianças e o transplante com doador vivo (uma porção do fígado de um parente é transplantado). 
  4. O maior órgão do corpo humano: O fígado é o maior interno do corpo humano e também na maioria dos demais animais, onde, normalmente, tem a mesma forma do fígado humano, com exceção das cobras onde é alongado. 
  5.   Mitologia grega: o sábio titã Prometeu foi acorrentado por toda a eternidade a uma rocha no Cáucaso, onde uma águia comia seu fígado, que se regenerava diariamente.

Um órgão muito requisitado

O fígado trabalha com uma quantidade imensa de sangue. É único, possui duas fontes de suprimento de sangue. 75% dele vem diretamente dos intestinos (via veia porta hepática) que transporta os nutrientes da digestão, os quais o fígado processa e transforma em energia. O restante vem do coração, via artéria hepática (que se ramifica a partir da aorta), transportando o oxigênio que o fígado precisa para produzir energia.

O sangue flui por entre pequenas passagens por entre os hepatócitos, onde ocorrem muitas funções metabólicas. Posteriormente, o sangue deixa o fígado via veias hepáticas para então fluir nas veias maiores o corpo – a veia cava inferior.

Esse material foi útil para seus estudos? Que tal comentar o que achou para que possamos sempre melhorar? Se você gostou desse estudo e quer receber nossos artigos semanais, cadastre-se em nossa Lista de Leitores para receber diretamente no seu e-mail. Obrigada e até a próxima!

Comments

comments

Link permanente para este artigo: https://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2018/08/16/como-funciona-o-figado/