Introdução a anatomia: Posição anatômica e eixos corporais!

Conteúdo:

Conceito:

A palavra Anatomia é derivada do grego anatome (ana = através de; tome = corte). Dissecação deriva do latim (dis = separar; secare = cortar) e é equivalente etimologicamente a anatomia. Contudo, atualmente, Anatomia é a ciência, enquanto dissecar é um dos métodos desta ciência.

Anatomia é a ciência que estuda, macro e microscopicamente, a constituição e o desenvolvimento dos seres organizados.

  • Anatomia Macroscópica é o estudo das estruturas que podemos observar a olho nu, e nesse caso podemos utilizar ou não recursos tecnológicos.
  • Anatomia Microscópica está relacionada com as estruturas corporais invisíveis a olho nu e necessita do uso de instrumentos para ampliação, como: lupas, microscópios ópticos, eletrônicos etc. Este grupo é dividido em Citologia (estudo da célula) e Histologia (estudo dos tecidos e de como estes se organizam para a formação de órgãos).
  • Anatomia do Desenvolvimento estuda o desenvolvimento do indivíduo a partir do ovo fertilizado até a forma adulta. Ela engloba a Embriologia que é o estudo do desenvolvimento até o nascimento.

Posição Anatômica:

É uma posição utilizada universalmente para relacionar de modo preciso e também padronizado todas as estruturas anatômicas do corpo humano.

Devemos considerar a posição anatômica como a de uma pessoa em posição ereta, em pé, com o olhar para o horizonte e a linha do queixo em paralelo à linha do solo.

Os braços devem estar pendentes, mãos espalmadas, dedos unidos e palmas voltadas para frente. Os pés também unidos e pendentes.  

Planos Anatômicos:

Com o objetivo de separar o corpo em partes para facilitar o estudo e também nomear as estruturas anatômicas com relação espacial. Sendo assim, através dos planos anatômicos podemos dividir o corpo humano em 3 dimensões o que nos facilita a localização e posicionamento de todas estruturas.

Planos Seccionais:  Temos quatro planos fundamentais, são eles:

Plano Sagital:

Este plano corta o corpo no sentido antero-posterior, ou seja, divide o corpo em duas metades, metade anterior e posterior! Tem esse nome devido a ‘passar’ exatamente na sutura sagital do crânio.

Quando passa bem no meio do corpo, sobre a linha sagital mediana, é chamado de sagital mediano e quando o corte é feito lateralmente a essa linha, chamamos paramediano. Determina uma porção direita e outra esquerda.

Plano Coronal ou Frontal:

Possui esse nome porque corta o corpo lateralmente, de uma orelha a outra. Ele passa exatamente na sutura coronal do crânio. Também pode ser chamado de plano frontal. Ele determina se uma estrutura é anterior ou posterior.

Plano Transversal / Axial / Horizontal:

 É o plano que corta o corpo transversalmente, também é chamado de plano axial ou horizontal. Através desse plano podemos dizer se uma estrutura é superior  ou inferior.

Esse material foi útil para seus estudos? Que tal comentar o que achou para que possamos sempre melhorar? Se você gostou desse estudo e quer receber nossos artigos semanais, cadastre-se em nossa Lista de Leitores para receber diretamente no seu e-mail. Obrigada e até a próxima!

Comments

comments

Link permanente para este artigo: https://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2018/04/17/posicao-anatomica-eixos-corporais/