Florence Nightingale – A Pioneira da Enfermagem!

Quando decidimos estudar enfermagem, desde muito cedo ouvimos falar e começamos a estudar sobre a Florence  Nightingale! Vamos conhecer um pouco mais de sua história?

Florence nasceu em Florença, no dia 12 de maio de 1820, em meio a uma família rica e religiosa. Ela estudou Matemática, Filosofia e História. Sabia falar grego, latim, alemão e francês. Sempre viajava com a família e, assim, ficava conhecendo os procedimentos de vários hospitais que visitavam.

Ela não quis se casar. Dizia que não queria ser escravizada, e viver livremente. No início da década de 1850 foi estudar em um hospital na Alemanha. Em 1853, em Londres, aceitou um cargo sem pagamentos de superintendente no “Estabelecimento Para Senhoras Enfermas.”

Ela decidiu ser enfermeira acreditando ser um chamado de Deus para sua vida!

Em março de 1854, a Guerra da Criméia teve início. Inglaterra, França e Turquia contra a Rússia. Florence recebeu uma carta com uma proposta para ser a enfermeira administradora dos hospitais militares. Então, em outubro de 1854, uma equipe de 38 enfermeiras voluntárias treinadas por Florence foram para a guerra.

Resultado de imagem para florence nightingale

Florence lutou para tentar reformular o sistema hospitalar. No começo, foi impedida de agir com suas voluntárias. O coordenador médico a menosprezava por ser mulher. Ele e outros supunham que “Nightingale” fosse um homem, e assustavam-se quando descobriam que ela era uma mulher.

Comprava com o seu próprio dinheiro frutas, verduras e tudo o que era necessário para cuidar dos soldados e sobreviver no hospital da guerra. Florence escrevia cartas e cartas para o governo, reclamando da falta de estrutura e do horror que passavam. Ela foi pioneira no uso do gráfico no formato de pizza, utilizado por ela para mostrar as taxas de mortalidade.

Os soldados ficavam jogados em meio ao esgoto, não tomavam banho e eram expostos a vários tipos de precariedade. Florence percebeu que, dessa forma, ficavam ainda mais expostos às doenças. Por isso, ela limpava tudo, o máximo que podia. Dessa forma, ficou conhecida como enfermeira ambientalista. E salvou mais de 10 mil homens da morte.

Todo dia, em um certo horário, Florence passava com uma lâmpada olhando um a um os soldados. Em sua homenagem, a lâmpada se tornou o símbolo da enfermagem. Em meio à guerra, adquiriu febre tifóide e ficou bastante debilitada.

Voltou para a Inglaterra em agosto de 1857, tornando-se uma das personalidades mais respeitadas da Era Vitoriana. Em 1885, a rainha Vitória concedeu-lhe a Cruz Vermelha Real e ela se tornou a primeira mulher a receber a Ordem de Mérito. Foi também a primeira mulher a ser eleita membro da Sociedade Estatística Real.
Fundou a escola de enfermagem do Hospital Saint Thomas, com a duração de um ano. Escreveu o primeiro livro usado especificamente para a utilização no ensino de enfermagem: “Notas Sobre Enfermagem”, de 1869.
O juramento de enfermagem é de sua autoria.

Florence faleceu em 13 de agosto de 1910, aos 90 anos. E o dia 12 de maio foi escolhido como dia da enfermagem em homenagem ao seu nascimento.

Para conhecer ainda mais sobre a Florence e sua atuação na enfermagem, assista o vídeo abaixo sobre sua vida!

Espero que esse conteúdo tenha lhe ajudado! Se gostou do artigo, deixe seu comentário, compartilhe com os seus amigos e/ou com sua equipe.

Até a próxima!

 

Comments

comments

Link permanente para este artigo: https://enfermagemcomamor.com.br/index.php/2017/10/12/florence/